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JUSTIÇA FEDERAL DE SANTA CATARINA

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4810 - Bairro Agronômica - CEP 88025-255 - Florianópolis - SC - www.jfsc.jus.br

Contrato - SCFLPNAA/SCFLPNAASCON

 

 

CONTRATO N. 28/2017

 

 

A UNIÃO, representada pela JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU EM SANTA CATARINA, com sede na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4810, Agronômica, em Florianópolis - SC, inscrita no CNPJ sob nº 05.427.319/0001-11, representada neste ato pelo Diretor do Foro, Juiz Federal Jairo Gilberto Schäfer, a seguir denominada CONTRATANTE, e a empresa LAUDECI FELISBINO - ME, inscrita no CNPJ sob o n.º 00.549.237/0001-26, com sede na Rua Princesa Isabel, 289, Forquilhinhas, São José/SC, CEP: 88106-730, telefone: (48) 3035-6286 / 99126-7127, e-mail: licitacao@termoeletroclimatizacao.com.br; representada neste ato pelo Sr. Laudeci Felisbino, CPF n.º 658.486.169-49, C.I. n.º 2.582.484 SSP/SC, residente e domiciliado em São José/SC, a seguir denominada CONTRATADA, em atendimento ao documento de nº 3569507, do Processo nº 0004663-34.2016.4.04.8002, que autoriza sua lavratura, celebram o presente instrumento, oriundo da licitação modalidade Pregão nº 02/2017, com as partes sujeitando-se às determinações da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 5.450/05, e demais alterações, com aplicação subsidiária da Lei n.º 8.666/93, suas alterações posteriores e legislação vigente e pertinente à matéria, bem como às seguintes cláusulas:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

1.1. O presente contrato tem como objeto a para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, para equipamentos de ar-condicionado do tipo split, mini-central de renovação de ar (somente ITEM 02) e cortina de ar (somente ITEM 03), sem o fornecimento de peças, instalados no prédio da: ITEM 01 – Subseção Judiciária de Rio do Sul; ITEM 02 – Subseção Judiciária de São Miguel do Oeste; ITEM 03 – Subseção Judiciária de Tubarão, conforme Termo de Referência e Planilha de Composição de Preços constantes dos anexos I e III do Pregão nº 02/2017, que passam a fazer parte integrante do presente contrato.

1.1.1. A CONTRATADA deverá executar as manutenções e intervenções técnicas, objeto do presente contrato, por intermédio de Técnicos em Refrigeração e Ar Condicionado.

CLÁUSULA SEGUNDA - DA FORMA DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

2.1. O objeto da presente contratação será executado na forma de execução indireta, em regime de empreitada por preço global.

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

3.1. A CONTRATADA deverá executar todos os serviços especificados no TERMO DE REFERÊNCIA constante do anexo I do instrumento convocatório (Pregão nº 02/2017), bem como atender a todas as exigências técnicas e de qualificação profissional ali mencionadas.

3.1.1. Os funcionários da CONTRATADA deverão estar sempre devidamente identificados, mediante a utilização de crachá e uniforme, e usando EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) adequados aos serviços a serem realizados.

3.2. A empresa deverá manter-se, durante a vigência contratual, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, cumprindo todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na contratação, devendo comunicar à CONTRATANTE qualquer alteração que possa comprometer a manutenção do ajuste.

3.2.1. Os documentos a seguir relacionados deverão ser apresentados pela CONTRATADA ou por seu representante legal na assinatura deste instrumento contratual, e reapresentados quando solicitado pela Administração:

a) Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);

b) Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (em conformidade com a Portaria Conjunta PGFN/RFB n. 1.751, de 02/10/2014);

c) Certidão Negativa de Débitos perante a Fazenda Municipal de seu domicílio ou sede;

d) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT).

3.2.2. Vencido o prazo de validade da documentação apresentada para a comprovação de sua regularidade fiscal e trabalhista, a CONTRATADA deverá substituí-la por documentos com prazo de validade atualizado, no prazo máximo de 05 (cinco) dias após a constatação da irregularidade pela CONTRATANTE.

3.3. A CONTRATADA deverá apresentar, ao fiscal do contrato, no prazo máximo de 10 (dez) dias a partir da data descrita na ordem de serviço, os seguintes documentos:

a) PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de acordo com a Portaria nº 3.523/GM do Ministério da Saúde de 28 de agosto de 1998;

b) Cronograma de execução do PMOC;

c) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), referente aos serviços de manutenção, com validade correspondente à vigência do contrato, assinada pelo responsável técnico (Engenheiro Mecânico ou Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado) da empresa perante o CREA/SC;

d) Certificado do curso de NR10 de, no mínimo, 40 horas, do(s) técnico(s) responsável(is) pelas manutenções e intervenções técnicas;

e) Certificado do curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado do(s) técnico(s) responsável(is) pelas manutenções e intervenções técnicas.

Observação: A falta de comprovação das alíneas “d” e “e" implica, obrigatoriamente, na substituição do técnico por outro capacitado e habilitado, ou seja, com o curso de NR 10 e curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado.

3.3.1. A CONTRATADA deverá, também, nesse mesmo prazo, comprovar a habilitação profissional e o vínculo de um Engenheiro Mecânico ou um Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, com registro no CREA/SC, nos termos do item 4.26 e subitens do Termo de Referência, anexo I do Pregão nº 02/2017.

3.4. Quando for necessária a remoção de algum equipamento, peça ou acessório para conserto/reparação, a empresa CONTRATADA deverá, mediante autorização escrita fornecida pelo fiscal do contrato, desinstalá-lo, embalá-lo, transportá-lo e o reinstalar, sem qualquer ônus à CONTRATANTE. A partir do momento da desinstalação até a reinstalação, a empresa CONTRATADA será considerada fiel depositária do item desinstalado.

3.5. No ato de assinatura deste termo, bem como quando da assinatura de Termos Aditivos que visem à prorrogação do seu prazo de vigência, será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas no edital (Pregão nº 02/2017).

3.5.1. A apresentação desses documentos ficará dispensada quando possível a confirmação da regularidade da empresa em sítios oficiais.

CLÁUSULA QUARTA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

4.1. Durante a vigência deste contrato, serão obrigações da CONTRATANTE:

4.1.1. Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa desempenhar os serviços dentro das normas nele previstas;

4.1.2. Comunicar à CONTRATADA, por escrito e com a antecedência necessária, as necessidades quanto à prestação ora contratada;

4.1.3. Efetuar o pagamento, conforme disposto neste contrato;

4.1.4. Manter servidor(es) designado(s) para as funções de fiscalização e de gestão dos serviços;

4.1.5. Comunicar à CONTRATADA, por escrito, as irregularidades relativas à execução dos serviços;

4.1.6. Notificar a CONTRATADA, por escrito, sobre a aplicação de penalidades.

CLÁUSULA QUINTA - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

5.1. As despesas com a presente contratação correrão por conta da seguinte dotação orçamentária:

Programa de Trabalho: 096903

Elemento de Despesa: 339039

Nº da Nota de Empenho: 2017NE001052                                                 Data: 27Abr17

CLÁUSULA SEXTA - DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

6.1. Os serviços deverão ser executados na forma estabelecida no anexo I do edital Pregão nº 02/2017, que é parte integrante deste contrato.

CLÁUSULA SÉTIMA – DO PREÇO E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

7.1. Pelo objeto do presente contrato, a CONTRATANTE pagará à CONTRATADA os seguintes valores:

* ITEM 01 – Subseção Judiciária de Rio do Sul:

a)  Pela manutenção preventiva, o preço total mensal de R$ 905,31 (novecentos e cinco reais, trinta e um centavos);

b) Pela visita realizada (chamado técnico), o preço unitário de R$ 190,00 (cento e noventa reais).

* ITEM 02 – Subseção Judiciária de São Miguel do Oeste:

a)  Pela manutenção preventiva, o preço total mensal de R$ 932,30 (novecentos e trinta e dois reais e trinta centavos);

b) Pela visita realizada (chamado técnico), o preço unitário de R$ 199,00 (cento e noventa e nove reais).

* ITEM 03 – Subseção Judiciária de Tubarão:

a)  Pela manutenção preventiva, o preço total mensal de R$ 944,87 (novecentos e quarenta e quatro reais, oitenta e sete centavos);

b) Pela visita realizada (chamado técnico), o preço unitário de R$ 245,00 (duzentos e quarenta e cinco reais).

7.1.1. Nos preços já estão incluídos eventuais abatimentos e/ou vantagens, impostos, taxas e encargos sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, assim como despesas com transporte, deslocamentos e outras quaisquer que incidam sobre a contratação.

7.1.2. O período de faturamento compreende do dia 1º ao último dia do mês calendário em que o serviço foi prestado, considerando-se, para efeito de pagamento, o mês comercial de trinta dias. O pagamento referente ao mês de início ou de término dos serviços será proporcional ao número de dias do mês comercial (30 dias).

7.2. Os pagamentos correspondentes ao objeto deste contrato, executados e aceitos em definitivo por esta Seção Judiciária, serão efetuados, mensalmente, mediante a apresentação da respectiva nota fiscal pela empresa CONTRATADA, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, no caso de valores que não ultrapassem o limite de que trata o inciso II do artigo 24 da Lei nº 8.666/93 e, nos demais casos, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, contados da data do atesto na nota fiscal.

7.2.1. O pagamento referente à aquisição de peças/insumos, efetuada após a aprovação de orçamento prévio fornecido pela CONTRATADA, será efetivado mediante a apresentação de nota fiscal, por meio de depósito em conta corrente, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data do respectivo atesto.

7.3. O atesto ocorrerá em até 03 (três) dias úteis após a recepção da nota fiscal.

7.4. A nota fiscal deverá estar de acordo com as descrições contidas na nota de empenho, bem como apresentar o mesmo número de CNPJ constante dos documentos solicitados para fins de participação no processo de contratação.

7.4.1. Deverão constar da nota fiscal a agência bancária e o número da conta corrente da empresa CONTRATADA.

7.4.2. A nota fiscal dos serviços deverá ser apresentada, ao fiscal do contrato, no local da prestação dos serviços, até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente ao do cumprimento da obrigação.

7.4.2.1. É defeso à CONTRATADA emitir nota fiscal, referente aos serviços prestados, com data anterior ao término do mês a que se refere.

7.5. Por ocasião do pagamento, serão retidos na fonte os tributos previstos na legislação vigente.

7.5.1. Caso a empresa seja optante pelo SIMPLES, deverá comprovar tal condição mediante apresentação da declaração original emitida na forma do anexo IV da IN nº 1.234/12, da Secretaria da Receita Federal.

CLÁUSULA OITAVA – DO REAJUSTE

8.1. O preço contratado deverá ser reajustado pela Administração, observando-se a periodicidade anual, contada da data-limite para a apresentação da proposta ou do último reajuste, com base na variação do IPCA/IBGE – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - do mesmo período, de acordo com a fórmula a seguir:

R = V x (I/Io-1)

R = Valor do reajuste procurado

I = Índice da data do reajuste

Io = índice da data-limite para apresentação da proposta

V = Valor contratual

8.2. No caso de extinção do índice supracitado, ele será substituído por índice considerado oficial, de acordo com a legislação em vigor na época do reajuste.

CLÁUSULA NONA – DAS PENALIDADES

9.1. O descumprimento, total ou parcial, das obrigações estabelecidas neste contrato poderá sujeitar a CONTRATADA, garantida a ampla defesa, às seguintes sanções, sem prejuízo das penalidades previstas na Lei nº 8.666/93:

a) multa de 15% (quinze por cento), aplicável sobre o valor total do contrato, por inadimplemento total e, também, nos casos de não apresentação dos documentos necessários à lavratura contratual ou de não atendimento à convocação de assinatura do contrato;

a.1) entende-se por valor total do contrato o montante obtido com a multiplicação do preço mensal cobrado para a prestação dos serviços de manutenção preventiva pelo período de vigência do contrato, somado ao montante referente às visitas estimadas para o período;

b) multa de 15% (quinze por cento), no caso de inexecução parcial, exceto quanto ao item 3.2 e subitens, aplicável sobre o valor da parcela inadimplida, decorrente do não cumprimento do objeto ou do não-cumprimento de outras cláusulas deste contrato;

c) especificamente quanto ao item 3.2 e subitens deste contrato, multa de 5% (cinco por cento), aplicável sobre o valor devido pelos serviços no mês do inadimplemento;

d) multa de 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso no cumprimento do objeto ou no cumprimento de obrigações acessórias, até o limite de 6% (seis por cento), aplicável sobre o valor devido pelos serviços no período do inadimplemento, a partir do qual ensejará a aplicação das alíneas “a” ou “b”;

e) multa de 15% (quinze por cento), aplicável sobre o valor total previsto para o termo aditivo, no caso de não-assinatura do respectivo termo, já anuído, no prazo de 5 (cinco) dias, contados a partir da convocação da CONTRATADA;

e.1) entende-se por valor total previsto para o termo aditivo, o montante obtido multiplicando-se o valor a ser aditivado pelo seu respectivo período de vigência.

9.2. As multas a que porventura a CONTRATADA der causa poderão ser, a critério da Administração, aplicadas cumulativamente e descontadas da fatura concernente ao objeto desta contratação.

9.2.1. A CONTRATANTE poderá reter, provisoriamente, parte do valor da fatura até o montante da multa a ser eventualmente aplicada por inadimplemento contratual.

9.3. A Administração poderá deixar de aplicar as penalidades previstas nesta cláusula se admitidas as justificativas apresentadas pela licitante vencedora, nos termos do que dispõe o artigo 87, caput, da Lei nº 8.666/93.

9.4. Nos termos do art. 7º da Lei nº 10.520/2002 e do art. 28 do Decreto nº 5.450/2005, se a licitante, convocada dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, poderá ficar impedida de licitar e contratar com a União, bem como ser descredenciada do SICAF ou outros sistemas de cadastramento de fornecedores, sem prejuízo das multas previstas neste instrumento e das demais cominações legais.

9.5. Além das sanções previstas na lei que rege o pregão, a Administração poderá aplicar as penalidades previstas na Lei 8.666/93, inclusive cumuladas com as penalidades de multa previstas neste contrato, nos termos do art. 87, do mesmo diploma legal.

CLÁUSULA DÉCIMA – DA VIGÊNCIA

10.1. O presente contrato terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por acordo entre as partes, mediante termo aditivo, nos termos da legislação vigente, iniciando-se em 30/05/2017.

10.1.1. Os serviços deverão iniciar a partir da data descrita na ordem de serviço emitida pelo fiscal do contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA GARANTIA

11.1. A CONTRATADA oferece, para o material, no caso de substituição de peças, o prazo de garantia do fabricante.

11.1.1. O início do prazo se dará a partir da data do atesto na nota fiscal.

11.2. Eventual ocorrência de vício oculto será resolvida pelas disposições pertinentes do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA RESCISÃO

12.1. A rescisão deste contrato somente se dará na forma e nas hipóteses previstas na Lei nº 8.666/93.

12.2. Ficam reconhecidos os direitos da Administração em caso de rescisão, nos termos do art. 77 da Lei nº 8.666/93.

12.3. Imputar-se-á à CONTRATADA, na hipótese de rescisão a ela atribuída, a obrigação de ressarcir a Administração das despesas decorrentes da publicação do referido ato na imprensa oficial.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA ALTERAÇÃO

13.1. Este contrato poderá ser alterado, unilateralmente ou por acordo entre as partes, nos casos previstos no art. 65 da Lei nº 8.666/93.

13.2. As alterações que porventura venham a ocorrer na constituição da empresa CONTRATADA deverão ser previamente informadas à CONTRATANTE, que decidirá sobre a possibilidade de transferência ou cessão das obrigações contratuais, nos termos da legislação vigente e pertinente à matéria.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DA FISCALIZAÇÃO

14.1. A fiscalização será exercida no interesse da CONTRATANTE, por meio do fiscal e do gestor do contrato, respectivamente, a Supervisão da Seção de Apoio Judiciário e Administrativo das Subseções Judiciárias de Rio do Sul (item 01), São Miguel do Oeste (item 02) e Tubarão (item 03), e a Direção do Núcleo de Apoio Operacional desta Seccional, não excluída a responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade constatada, tampouco implicando, em sua ocorrência, co-responsabilidade do Poder Público ou de seus agentes e prepostos.

14.2. Quaisquer exigências da fiscalização, inerentes ao objeto do contrato, deverão ser prontamente atendidas pela CONTRATADA, sem quaisquer ônus para a CONTRATANTE.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA RESPONSABILIDADE CIVIL

15.1. A CONTRATADA assumirá total responsabilidade por qualquer dano pessoal ou material havido, causado por dolo ou culpa de seus prepostos, nos termos da legislação vigente e pertinente à matéria.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DA COMUNICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

16.1. A aplicação de multas e outros incidentes relacionados ao ajuste celebrado serão comunicados à empresa por meio eletrônico, em endereço constante do preâmbulo deste instrumento contratual, computando-se os prazos estabelecidos a partir do primeiro dia útil seguinte à transmissão de seu inteiro teor.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - DO FORO

17.1. Para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste ajuste, elegem as partes o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária de Santa Catarina, Subseção Judiciária de Florianópolis.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. A execução do objeto obedecerá ao estipulado neste contrato, aos termos da proposta comercial apresentada pela empresa, bem como às disposições constantes do edital – Pregão nº 02/2017.

18.2. Os casos omissos serão resolvidos conforme dispõem a Lei nº 8.078, de 11/09/90 (Código de Defesa do Consumidor), Código Civil e demais legislação vigente e pertinente à matéria.

18.3. A abstenção, por parte da CONTRATANTE, de quaisquer direitos e/ou faculdades que lhe assistem em razão deste contrato e/ou lei não importará renúncia a estes, não gerando, pois, precedente invocável.

18.4. A CONTRATANTE não poderá exercer qualquer espécie de ingerência na formação do quadro de pessoal da empresa que vier a ser CONTRATADA, a quem caberá, com exclusividade, a admissão ou dispensa dos empregados que irão desempenhar os serviços.

18.5. Conforme disposto no art. 1º da Resolução nº 09, de 06-12-2005, do Conselho Nacional de Justiça, é vedada a manutenção, aditamento ou prorrogação de contrato de prestação de serviços com empresa que venha a contratar empregados que sejam cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, de ocupantes de cargos de direção e de assessoramento ou de membros ou juízes vinculados à CONTRATANTE.

18.6. Conforme disposto no art. 4º da Resolução nº 156, de 8-8-2012, do Conselho Nacional de Justiça, é vedada a manutenção, aditamento ou prorrogação de contrato de prestação de serviços com empresa que tenha entre seus empregados colocados à disposição da Contratante para o exercício de funções de chefia, pessoas que incidam na vedação dos arts. 1º e 2º do referido ato normativo.

E, por estarem justas e acordadas, firmam as partes o presente contrato de nº 28/2017.

Florianópolis/SC.

 

 

Jairo Gilberto Schäfer

Juiz Federal Diretor do Foro

 

 

Laudeci Felisbino

Pela Empresa Contratada

 

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO 

Prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, para equipamentos de ar-condicionado do tipo split, mini-central de renovação de ar (somente ITEM 02) e cortina de ar (somente ITEM 03), sem o fornecimento de peças, conforme relação de equipamentos descrita neste documento, instalados no prédio da: ITEM 01 – Subseção Judiciária de Rio do Sul; ITEM 02 – Subseção Judiciária de São Miguel do Oeste; ITEM 03 – Subseção Judiciária de Tubarão

2. LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS 

ITEM 01 – Subseção Judiciária de Rio do Sul

Alameda Bela Aliança, 158, bairro Jardim América, Rio do Sul/SC.
Contato: Julio Cesar Burigo - (47) 3531-3200 - admrsl@jfsc.jus.br 

ITEM 02 – Subseção Judiciária de São Miguel do Oeste

Rua Chuí, 726, bairro Centro, São Miguel do Oeste/SC.

Contato: Alexandre Rodrigo da Silva - (49) 3631-2300 - admsmo@jfsc.jus.br 

ITEM 03 – Subseção Judiciária de Tubarão

Avenida Marcolino Martins Cabral, 2001 - Edifício Portugal, bairro Vila Moema, Tubarão/SC.
Contato: Gilson Gehlen Bordin - (48) 3621-1400 - admtub@jfsc.jus.br 

3. RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS A SEREM MANUTENIDOS 

3.1. A relação poderá sofrer alterações durante a execução do contrato, tanto no que diz respeito à quantidade de aparelhos quanto à marca e à potência.

3.2. Os equipamentos poderão ser das seguintes marcas: Brize, Fujitsu, Komeco, LG, Midea, Migrare, Mitsubishi, Samsung, Totaline (cortina de ar) e Ventokit (mini-central de renovação de ar), ou similares. 

ITEM 01 – Subseção Judiciária de Rio do Sul

TIPO

POTÊNCIA

QUANTIDADE

Split Piso Teto

36.000 btu/h

1

Split Hi Wall

18.000 btu/h

1

Split Hi Wall

12.000 btu/h

12*

Split Hi Wall

12.000 btu/h

8

Split Hi Wall

9.000 btu/h

5

* Este número é referente às unidades evaporadoras, sendo uma condensadora para cada três evaporadoras. 

ITEM 02 – Subseção Judiciária de São Miguel do Oeste

TIPO

POTÊNCIA

QUANTIDADE

Split

36.000 btu/h

1

Split Hi Wall

24.000 btu/h

3

Split Hi Wall

18.000 btu/h

5

Split Hi Wall

12.000 btu/h

16

Split Hi Wall

9.000 btu/h

6

Mini-central de renovação de ar

500 m³/h

9

ITEM 03 – Subseção Judiciária de Tubarão

TIPO

POTÊNCIA

QUANTIDADE

Split

34.000 btu/h

4

Split Piso Teto

24.000 btu/h

8

Split Hi Wall

24.000 btu/h

7

Split Hi Wall

18.000 btu/h

10

Split Hi Wall

12.000 btu/h

3

Cortina de ar 1500x22IxI83

10 m/s

1

4. SERVIÇOS E OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA 

4.1. Os serviços deverão ser prestados no local onde se encontrarem os equipamentos, ou seja, nas dependências da Subseção Judiciária de Rio do Sul (ITEM 01), São Miguel do Oeste (ITEM 02) ou Tubarão (ITEM 03) ou, excepcionalmente, nas dependências da CONTRATADA, quando necessário;

4.2. A CONTRATADA deverá executar as manutenções e intervenções técnicas, objeto do presente termo de referência, por intermédio de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado;

4.3. A CONTRATADA deverá apresentar ao fiscal do contrato, no prazo máximo de dez (10) dias a partir da data descrita na ordem de serviço, os documentos relacionados abaixo:

a) PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de acordo com a Portaria nº 3.523/GM do Ministério da Saúde de 28 de agosto de 1998;

b) Cronograma de execução do PMOC;

c) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), referente aos serviços de manutenção, com validade correspondente à vigência do contrato, assinada pelo responsável técnico (Engenheiro Mecânico ou Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado) da empresa perante o CREA/SC;

d) Certificado do curso de NR 10 de, no mínimo, 40 horas, do(s) técnico(s) responsável(is) pelas manutenções e intervenções técnicas;

e) Certificado do curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado do(s) técnico(s) responsável(is) pelas manutenções e intervenções técnicas;

4.4. É vedada a execução das manutenções e intervenções técnicas, objeto do presente termo de referência, por auxiliar técnico ou qualquer outra pessoa que não seja Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado com curso de NR 10 de, no mínimo, 40 horas.

4.5. A falta dos documentos elencados nas alíneas “d” e “e” do item 4.3. implica, obrigatoriamente, na substituição do técnico por outro capacitado e habilitado, ou seja, com o curso de NR 10 e curso de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado;

4.6. Ficará a cargo da CONTRATADA o fornecimento de todos os materiais complementares, tais como: graxa, estopa, espuma, tinta, produtos químicos para lavação das serpentinas, lixas, solventes, silicone, colas, fusíveis, produtos de limpeza, gás R22, gás R410A, gás 141B, nitrogênio, solda, varetas para solda, capacitores, óleo, óleo capela, mangueiras para dreno, fita para isolamento da rede de cobre e outros, necessários à execução dos serviços compreendidos na manutenção corretiva ou preventiva;

4.7. A CONTRATADA não poderá cobrar valores adicionais ao valor do contrato, tais como custos referentes a deslocamento, alimentação, transporte, alojamento e trabalho em sábados, domingos e feriados;

4.8. Quando for necessária a remoção de algum equipamento, peça ou acessório para conserto/reparação, a CONTRATADA deverá, mediante autorização escrita fornecida pelo fiscal do contrato, desinstalá-lo, embalá-lo, transportá-lo e o reinstalar, sem qualquer ônus à CONTRATANTE;

4.8.1. A partir do momento da desinstalação até a reinstalação, a CONTRATADA será considerada fiel depositária do item desinstalado.

4.9. A CONTRATADA deverá respeitar o sistema de segurança da Justiça Federal de Primeiro Grau em Santa Catarina, fornecendo todas as informações solicitadas por seus agentes;

4.10. A CONTRATADA deverá fornecer aos seus técnicos todas as ferramentas, manuais e instrumentos necessários à execução dos serviços, bem como produtos ou materiais complementares, indispensáveis à limpeza, manutenção e conservação dos equipamentos, sem custo adicional para a Justiça Federal;

4.11. Todos os funcionários da CONTRATADA que estiverem prestando serviços à Justiça Federal deverão estar devidamente identificados, mediante a utilização de crachá e uniforme;

4.12. Caso a CONTRATADA venha, como resultado de suas operações, a prejudicar ou sujar áreas incluídas ou não no setor de seu trabalho, deverá recuperá-las e/ou limpá-las, deixando-as em seu estado original;

4.13. Todas as visitas para realização das manutenções preventivas e corretivas deverão ser previamente agendadas junto ao fiscal do contrato.

4.13.1. O agendamento será feito por telefone ou por e-mail, informando também o nome do(s) funcionário(s) e outros dados que se fizerem necessários;

4.14. A CONTRATADA deverá criar, manter atualizado e à disposição da Justiça Federal, arquivo físico contendo todos os dados dos equipamentos e das medições e outras rotinas realizadas nas manutenções;

4.15. A CONTRATADA deverá substituir, sempre que for exigido pelo fiscal do contrato, independentemente da apresentação de justificativa por parte deste, o profissional cuja atuação, permanência ou comportamento for julgado prejudicial, inconveniente ou insatisfatório à disciplina da repartição ou ao interesse do serviço;

4.16. A CONTRATADA deverá executar todos os serviços de manutenção preventiva, necessários a permitir a operação contínua e ininterrupta, sem alterar as características técnicas dos aparelhos de ar-condicionado;

4.17. A CONTRATADA deverá cumprir fielmente o contrato, de modo que os serviços avençados mantenham os sistemas, equipamentos e instalações em condições normais de operação e funcionamento;

4.18. A CONTRATADA deverá fornecer um número de telefone fixo, e-mail e um celular de plantão;

4.19. Será de inteira responsabilidade da CONTRATADA o cumprimento das normas regulamentares da “Segurança e Medicina do Trabalho”;

4.20. A CONTRATADA deverá obedecer rigorosamente:

a) Às normas e especificações constantes deste termo de referência;

b) Às normas da ABNT;

c) Às disposições legais da União, do Governo Estadual e Municipal;

d) Às prescrições e recomendações dos fabricantes;

e) Às normas internacionais consagradas, na falta das normas da ABNT;

f) Às normas referentes à segurança e medicina do trabalho (exemplo: NR 06, NR 10, demais);

g) Portaria nº 3523/1998, de 28.08.98, do Ministério da Saúde, e da Resolução RE-09, de 16.01.03, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ainda a portaria nº 131 de 30/01/2001 da Secretaria da Administração do Governo do Estado de Santa Catarina;

h) À norma NBR 13971 - Sistemas de Refrigeração, condicionamento de ar, ventilação e aquecimento - Manutenção programada, no que couber.

4.21. Os encaminhamentos para os casos não abordados neste termo de referência serão definidos pela fiscalização do contrato, de maneira a manter os sistemas, equipamentos e instalações em condições normais de operação e funcionamento;

4.22. A CONTRATADA deverá prestar todos os esclarecimentos técnicos que lhe forem solicitados pela fiscalização, relacionados com os serviços, peças e materiais;

4.23. É vedada à CONTRATADA a subcontratação total ou parcial do objeto desta contratação;

4.24. Caberá à CONTRATADA fornecer, instruir e fiscalizar a utilização de EPI’s pelos seus funcionários durante as manutenções preventivas e corretivas;

4.25. A CONTRATADA deverá remover do local dos serviços todo resíduo e os materiais não utilizados na execução dos trabalhos;

4.26. A CONTRATADA deverá possuir em seu quadro permanente um (01) Engenheiro Mecânico ou um (01) Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, com registro no CREA/SC, que será o responsável técnico pela implantação e execução do PMOC e pela manutenção de todos os aparelhos e equipamentos cobertos pelo contrato, atuando na supervisão e acompanhamento do processo de manutenção, o qual deverá se apresentar no local da prestação dos serviços sempre que solicitado. Este profissional deverá emitir a ART dos serviços, conforme item 4.3., alínea “c”;

4.26.1. A comprovação do vínculo (do item anterior) deverá ser realizada por intermédio da apresentação do contrato social, em se tratando de sócio da empresa; mediante cópia da carteira de trabalho e previdência social, no caso de empregado, ou, ainda, por contrato de prestação de serviços;

4.26.2. O responsável técnico será requisitado pelo fiscal do contrato sempre que fizer necessário, para prestar todos os esclarecimentos técnicos que lhe forem solicitados pela fiscalização, relacionados com os serviços, equipamentos, peças e materiais.

5. MANUTENÇÃO PREVENTIVA 

5.1. A manutenção preventiva compreende:

5.1.1. Limpeza e lavação interna e externa, tanto da condensadora como da evaporadora, serpentina, filtros, painel, moldura, suportes, bandejas, quadro elétrico e outros;

5.1.2. Lubrificação e ajustes, de forma a prevenir problemas posteriores por falta de conservação;

5.1.3. Verificação de toda a parte elétrica do aparelho como a rede elétrica que alimenta o mesmo e toda a rede de cobre que interliga a evaporadora e a condensadora;

5.1.4. Limpeza do sistema de drenagem;

5.1.5. Eliminação de vibrações e ruídos;

5.1.5. Verificar e eliminar sujeira, danos e corrosão no gabinete, na moldura de proteção da rede frigorígena, na moldura da serpentina, na bandeja, ou em qualquer parte do sistema de climatização e pintar quando for necessário ou solicitado pelo fiscal do contrato;

5.2. A limpeza das serpentinas e bandejas compreende: lavação e aplicação de produto diretamente na serpentina e bandeja, para eliminar os fungos e bactérias, sendo que o produto deve ser homologado pelo Ministério da Saúde;

5.2.1. O produto usado na limpeza das serpentinas deve ter em sua preparação os seguintes componentes: Tensoativos não Iônicos, Sequestrantes especiais, agentes coadjuvantes e água, devendo a CONTRATADA apresentá-lo primeiramente à fiscalização;

5.3. Limpeza dos drenos, com carga de gás ou outro produto;

5.4. A CONTRATADA deverá dar manutenção geral, atendendo à necessidade de regulagem, quando o usuário do sistema perceber desconforto térmico, ruídos, mau cheiro e mau funcionamento;

5.5. A CONTRATADA deverá verificar a operação e drenagens de água da bandeja;

5.6. A CONTRATADA deverá verificar o estado de conservação do isolamento termoacústico e caso necessário substituí-lo;

5.7. A CONTRATADA deverá verificar a vedação dos painéis de fechamento do gabinete;

5.8. A CONTRATADA deverá limpar o gabinete do condicionador e ventiladores (carcaça e rotor), e executar todos os ajustes necessários e lubrificação;

5.9. A CONTRATADA deverá verificar as pressões de sucção, descarga;

5.10. A CONTRATADA deverá verificar/ testar os controles se estão funcionando;

5.11. A CONTRATADA deverá manter o gabinete e as grelhas, bem como a área ao redor da unidade, o mais limpo possível;

5.12. A CONTRATADA deverá efetuar a limpeza externa das serpentinas dos condensadores, lavando-as com produto químico adequado e jato de água através de conjunto de moto bomba centrífuga;

5.13. A CONTRATADA deverá verificar o estado do isolamento da rede frigorígena e efetuar as devidas correções necessárias;

5.14. A CONTRATADA deverá verificar a regulagem dos termostatos e o seu estado;

5.15. Nos filtros de ar seco a CONTRATADA deverá verificar e eliminar sujeiras, frestas, danos e corrosão, medir diferencial de pressão e limpar o elemento filtrante;

5.16. No circuito frigorígeno a CONTRATADA deverá verificar:

a) O funcionamento de resistência de aquecimento do cárter;

b) O filtro secador;

c) A carga de gás refrigerante;

d) O nível de óleo do compressor;

e) A operação da válvula de expansão;

f) Calibrar os dispositivos de segurança pressostato de alta/baixa e óleo;

g) Completar a carga de gás quando for necessário;

5.17. Na elétrica, a CONTRATADA deverá verificar:

a) E registrar a tensão e corrente elétrica (total, do compressor e do motor dos ventiladores);

b) Os terminais e contatos elétricos;

c) A resistência de isolamento dos motores e compressores;

d) E calibrar os dispositivos de segurança relê térmicos e fusíveis;

5.18. A respeito da Temperatura, a CONTRATADA deverá:

a) Medir e registrar as temperaturas de insuflamento, retorno e ambiente;

b) Verificar a calibração e a regulagem do termostato de controle de temperatura;

5.19. Nos Ventiladores de Ar Externo (exaustores, mini-centrais, gabinetes de ventilação etc) a CONTRATADA deverá verificar:

a) A eliminação de sujeira, danos e corrosão;

b) A fixação;

c) O ruído dos mancais;

d) Lubrificação dos mancais;

e) Limpeza interna da carcaça e do rotor;

f) Trocar dos filtros quando necessário;

g) Aperto das conexões, flanges e demais fixações, evitando o aparecimento de vibrações e ruídos;

h) Limpeza de compressor (quando for o caso);

i) Registrar tensões e desbalanceamentos entre fases dos motores e compressores;

j) Registrar corrente e desbalanceamentos entre fases dos motores e compressores;

k) Verificar o ajuste e desgaste das correias (quando for o caso);

5.20. Nos ambientes climatizados a CONTRATADA deverá verificar e eliminar sujeira, odores desagradáveis, fontes de ruídos, infiltrações, armazenamento de produtos químicos, fontes de radiação de calor excessivo e fontes de geração de microrganismos;

5.21. A CONTRATADA deverá executar os serviços de manutenção preventiva em cada um dos aparelhos relacionados no item "3. RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS A SEREM MANUTENIDOS" através de uma única visita mensal dentro do horário de expediente ou em outro horário que o fiscal do contrato julgar conveniente e de acordo com o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle por ela apresentado, nos termos do item 4.3, “a”;

5.21.1. A CONTRATADA deverá apresentar o PMOC com os serviços executados e assinado cada item pelo responsável técnico, até o 5º dia útil do mês subsequente à manutenção.

5.21.2. O preenchimento do PMOC deverá estar de acordo com o anexo I, da portaria nº 3.523/1998, do Ministério da Saúde.

5.22. A CONTRATADA deverá prestar os serviços de manutenção preventiva em todos os equipamentos, uma vez em cada um dos meses do ano civil. Entre cada uma das visitas deve haver um intervalo de tempo não inferior a 20 (vinte) dias e não superior a 40 (quarenta) dias, salvo eventual orientação diversa do fiscal do contrato;

5.22.1. A CONTRATADA deverá executar todos os serviços de manutenção preventiva, necessários a permitir a operação contínua e ininterrupta, sem alterar as características técnicas dos equipamentos, bem como sanar todos os problemas encontrados, para então se considerar concluída a visita de manutenção preventiva de cada mês.

5.22.2. Caso seja detectado, durante a manutenção preventiva, algum problema cuja solução demande a aquisição de peças/outros insumos, tal aquisição ocorrerá na forma descrita no item 7. Se for necessário o retorno do técnico para finalização do conserto (envolvendo os insumos adquiridos), e caso o fiscal do contrato não julgue adequado aguardar até a próxima visita de manutenção preventiva, o retorno será caracterizado e pago como uma visita de manutenção corretiva. 

6. MANUTENÇÃO CORRETIVA 

6.1. A manutenção corretiva (chamado técnico) tem por objetivo o restabelecimento ou readequação dos componentes dos equipamentos dos aparelhos de ar-condicionado, ventilação e demais às condições ideais de funcionamento, eliminando defeitos mediante a execução de regulagens, ajustes mecânicos e eletrônicos, restabelecimento da carga nominal de refrigerante bem como substituição de peças, componentes e/ou acessórios que se apresentarem danificados, gastos ou defeituosos, entre outros procedimentos que se façam necessários.

6.1.1. A manutenção corretiva incluirá serviços de atendimento a chamados de emergência, com a finalidade de vistoriar, diagnosticar e solucionar falhas ocorridas no(s) equipamento(s) manutenido(s), detectadas pela CONTRATANTE ou pela CONTRATADA.

6.1.2 Considerar-se-á o chamado técnico concluído quando a(s) falha(s) for(em) diagnosticada(s) e reparada(s), não podendo ser cobrado outro chamado técnico até que esta condição seja implementada.

6.2. Durante a manutenção corretiva, o técnico da CONTRATADA deverá revisar o(s) equipamento(s) específico(s), inclusive quanto às instalações elétricas, quadro elétrico e a rede de cobre de interligação das máquinas:

a) Caso o problema com o(s) equipamento(s) tenha sido originado por problemas elétricos na instalação, a CONTRATADA deverá emitir relatório técnico descrevendo tais problemas;

b) Este relatório deverá ser conclusivo e informar claramente as causas do problema, as medições realizadas no local e as medidas preventivas para se evitar problemas futuros;

6.3. Os chamados para prestação de serviços de manutenção corretiva serão efetuados por e-mail e/ou por telefone pelo fiscal do contrato, em dias úteis, e ocorrerão nas situações em que houver problemas com equipamentos específicos e nas quais o fiscal do contrato não julgue adequado aguardar até a próxima visita de manutenção preventiva.

6.4. Ao fim de cada atendimento, a CONTRATADA deverá enviar ao fiscal do contrato relatório contendo todas as informações especificadas necessárias, além da data e hora do término do reparo e as informações necessárias para atualização do registro de manutenção do(s) equipamento(s) objeto do chamado;

6.5. Para ter acesso às dependências da Justiça Federal, no atendimento dos chamados, o técnico da CONTRATADA deverá estar devidamente autorizado e identificado;

6.6. O tempo decorrido entre o chamado e o início de atendimento, marcado pela chegada do técnico ao local onde se encontra o(s) equipamento(s) a reparar, não poderá ultrapassar o prazo de 24 (vinte e quatro) horas;

6.7. O término do reparo não poderá ultrapassar o prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do início do atendimento.

6.7.1. Caso constatada a necessidade de substituição de peças/outros insumos, conforme descrito no item 7, o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para o término do reparo será contado a partir da entrega da peça/insumo.

6.7.2. A CONTRATADA poderá solicitar prorrogação do prazo, desde que o faça por escrito, justificando o ocorrido e informando o prazo necessário para o conserto. Caberá ao fiscal do contrato deferir ou não tal solicitação.

6.8. Estimativa ANUAL de utilização da manutenção corretiva (chamado técnico):

a) ITEM 01 – Subseção Judiciária de Rio do Sul: 02 (duas) visitas para manutenção corretiva (chamado técnico).

b) ITEM 02 – Subseção Judiciária de São Miguel do oeste: 03 (três) visitas para manutenção corretiva (chamados técnicos).

c) ITEM 03 – Subseção Judiciária de Tubarão: 05 (cinco) visitas para manutenção corretiva (chamados técnicos). 

7. AQUISIÇÃO DE PEÇAS/OUTROS INSUMOS 

7.1. Sempre que for constatada a necessidade de substituição/aquisição de peças ou outros insumos componentes da estrutura física do imóvel, a CONTRATADA deverá apresentar orçamento detalhado para prévia aprovação da Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, contendo os seguintes itens:

a) Identificação da Subseção Judiciária;

b) Identificação do equipamento defeituoso pelo número de série, local/setor e andar;

c) Relato do problema ocorrido no equipamento;

d) Especificação completa das peças/insumos a serem substituídos/adquiridos;

e) Preço unitário e global das peças/insumos;

f) Prazo de validade do orçamento, não inferior a 30 (trinta) dias;

g) Identificação do técnico que constatou o defeito;

h) Prazo de entrega/fornecimento, não superior a 5 (cinco) dias;

i) Prazo de garantia do fabricante, a contar da data do atesto da nota fiscal correspondente.

7.1.1. As peças/insumos serão sempre novos;

7.1.2. O orçamento apresentado pela CONTRATADA será objeto de consulta ao mercado pelo fiscal do contrato;

7.1.3. Constatado que o orçamento da CONTRATADA é o menor preço (entre 3 propostas coletadas), o fiscal fará a instrução nos autos, encaminhando à unidade gestora, que o submeterá à apreciação da Direção do Foro para autorização. Autorizada a aquisição, o fiscal será comunicado da emissão do empenho, ocasião em que solicitará a entrega dos insumos e agendará a realização da manutenção correspondente.

7.1.4. Somente serão pagos à parte pela Justiça Federal os valores referentes à aquisição das peças/insumos, previamente aprovados, sendo que os serviços (mão de obra) de manutenção preventiva/corretiva (envolvendo os insumos adquiridos) constituem o objeto do contrato e serão pagos conforme descrito no item 8.

7.1.5. Havendo solicitação do fiscal do contrato, as peças substituídas deverão ser apresentadas pela CONTRATADA, junto ao relatório do atendimento. 

8. PAGAMENTO DOS SERVIÇOS 

8.1. Os preços referentes aos serviços deverão ser cotados por tipo de serviço (conforme a coluna “ESPECIFICAÇÃO”) e preenchidos na coluna “PREÇO UNITÁRIO” da planilha de custos e formação de preços (anexo III do edital).

8.2. O pagamento do chamado técnico para manutenção corretiva se dará por visita, e não por equipamento manutenido.

8.3. O “preço unitário” (correspondente a uma visita) do serviço de “manutenção corretiva (chamado técnico)” somente será pago nos meses em que este for efetivamente realizado (conforme abertura de chamado pelo fiscal do contrato). O valor correspondente a este serviço foi incluído no “preço mensal total estimado” apenas para fins de comparação entre as propostas das licitantes.

8.4. O preço mensal total a ser efetivamente pago corresponde à prestação de serviços de manutenção preventiva em todos os equipamentos, uma vez em cada um dos meses do ano civil, conforme item 5.22, e também à prestação dos serviços de manutenção corretiva efetivamente prestados no mês, se for o caso.

8.5. As alterações que ocorrerem ao longo da vigência do contrato na relação de equipamentos a serem manutenidos, no que diz respeito à quantidade de aparelhos, modificarão a composição da planilha de custos e formação de preços aceita na licitação (campos correspondentes à manutenção preventiva) e o preço mensal total a ser efetivamente pago. 

9. FISCALIZAÇÃO E GESTÃO DO CONTRATO 

9.1. A fiscalização será exercida pela Supervisão de Apoio Judiciário e Administrativo de cada Subseção Judiciária.

9.2. A gestão será exercida pela Direção do Núcleo de Apoio Operacional da Subseção Judiciária de Florianópolis.

9.3. Não obstante a CONTRATADA seja a única e exclusiva responsável pela execução de todos os serviços, a Contratante reserva-se o direito de, sem restringir a plenitude dessa responsabilidade, exercer a mais ampla e completa fiscalização sobre os serviços, diretamente ou por preposto designado. 

10. VIGÊNCIA 

10.1. O contrato terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por acordo entre as partes, na forma da lei.

10.2. Os serviços deverão iniciar a partir da data descrita na ordem de serviço, emitida pelo fiscal do contrato. 

11. CÓDIGO COMPRASNET 

2771 – Ar Condicionado – Manutenção de Sistemas / Limpeza

Natureza do serviço: Comum.

 

Maria Luisa Salve Lantyer

Técnico Judiciário/NAOP

 

Eleniza Camargo Coelho

Diretora do Núcleo de Apoio Operacional

 

 

ANEXO III

PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS

(documento SEI! n. 3562790)

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LAUDECI FELISBINO, Usuário Externo, em 08/05/2017, às 13:56, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jairo Gilberto Schäfer, Juiz Federal Diretor do Foro, em 08/05/2017, às 14:18, conforme art. 1º, III, "b", da Lei 11.419/2006.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/verifica.php informando o código verificador 3575985 e o código CRC A9AA7238.




0004663-34.2016.4.04.8002 3575985v3